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Três grandes desafios ao escalar sua empresa

Três grandes desafios ao escalar sua empresa

A maioria dos donos de pequenas empresas concordam que eles desejam que seus negócios cresçam muito!  Há uma expectativa de que algum aspecto do negócio – seja o número de funcionários ou clientes – aumentará com o tempo. E que o mesmo dê muito lucro.

À medida que o negócio cresce, no entanto, é importante ajudar a executar com cuidado seu crescimento.  As coisas podem ficar fora de controle muito rapidamente se você não tiver uma estratégia, um método, que o levem a esses desafios comuns que as empresas enfrentam rapidamente.  Aqui está o que você precisa saber sobre como abordar cada um deles.

1. Contratar muitos funcionários de uma só vez

O desafio: o fluxo de caixa tem sido ótimo, então você decide expandir sua equipe significativamente.  Talvez você esteja fazendo isso para que seus membros da equipe tenham um pouco menos de tarefas ou responsabilidades.  Ou você pode estar inclinado a acompanhar as outras empresas.  Se você decidir contratar, mas contrata funcionários demais, isso pode representar um grande problema.  Você precisará de liderança para ajudar a treinar as novas contratações, além da garantia de que esses funcionários têm segurança para exercer as funções.  O que você fará se as vendas começarem a diminuir ou a receita não aumentar?

A solução: pode ser tentador expandir rapidamente, mas você pode querer permanecer enxuto por enquanto.  Meça suas projeções financeiras e compare as movimentações financeiras dos meses, e os trimestres existentes com os anteriores no seu negócio.  Isso o ajudará a determinar quantos novos funcionários você pode contratar.  Enquanto isso considere dar aos novos membros da equipe novos responsabilidades para desempenharem.  Alguns de seus funcionários podem ter as habilidades necessárias para se destacar em um departamento diferente.  Converse com eles para ver se eles estão interessados em assumir uma carga de trabalho nova e desafiadora.  Se eles concordarem, então você tem pessoas talentosas para lhe ajudar!

Não desanime se você não pode fazer grandes contratações ainda.  Ser ágil é uma excelente chave para o sucesso de pequenas empresas, e nunca é uma coisa ruim permanecer fiel à missão e aos valores nos quais o negócio foi construído.

1.1 – Demitir muitos funcionários de uma só vez

Vale ressaltar que o mesmo deve ser considerado para o caso de ter que demitir muitos funcionários de uma só vez.  Isso pode quebrar drasticamente o fluxo de caixa da empresa e leva-la a sérios problemas financeiros e operacionais.  Em nossos treinamentos temos o kit de blindagem da gestão financeira, que possibilita fazer a simulação da viabilidade da contratação de um funcionário.

Em alguns de nossos atendimentos nos deparamos com esta situação, são empresários que não tem nenhum planejamento no mínio financeiro, e no calor das emoções acabam tomando decisões que podem vir a prejudicar muito suas empresas.

2. Continuar a escalar, mesmo que seus produtos ou serviços não consigam lidar com isso

 

O desafio: você aumenta a escala, mesmo que seus produtos ou serviços não estejam prontos.  Fazer isso pode desencadear um efeito dominó negativo que afeta a todos, desde seus parceiros até os clientes.  A peças continuarão a cair, afetando seus negócios em geral.

A solução: faça sua devida analise. Se você está determinado a expandir , é importante que seus produtos e serviços sejam aperfeiçoados para a base de clientes e que o mercado tenha uma demanda por suas ofertas. Você pode querer revisitar seu plano de negócios para obter uma visão extra e objetiva de suas metas de longo prazo.

Como você sabe que seus produtos ou serviços estão prontos para escalar?  Simplificando, o que você tem a oferecer deve ser ótimo.  Seu plano de negócios pode incluir mais informações sobre o que torna suas ofertas únicas e diferenciadas, além de como elas atendem às necessidades de seu público-alvo e se destacam da concorrência.

Entre em contato com os clientes para receber feedback antes que fale cedo demais.  Você pode fazer melhorias em suas ofertas existentes?  Seus produtos e serviços atuais precisam de ajustes?  Se você decidir avançar na ampliação de suas ofertas, pedindo e utilizando, esse tipo de feedback agora permitirá que você ofereça de forma assertiva mais do que seus clientes precisam.

3. Perder a visão da experiência do cliente

O desafio: Você ficou tão impressionado com a ideia de escalar o seu negócio que esqueceu – ou prestou menos atenção – aos clientes.   Por consequência a sua visão global, sua visão estratégica do negócio tem diminuído.  Você não foi capaz de entregar o fator “uau!” Como você costumava fazer, e os clientes estão ficando cada vez mais insatisfeitos com isso.

A solução: Dê uma pausa, respire. Pense estrategicamente o negócio.  Não é isso que os empresários que querem crescer vão querer ouvir, mas é essencial para a saúde do seu negócio.  Não continue perdendo oportunidades com seus clientes ou ignorando problemas existentes.  Reagrupe-se com sua equipe e faça um brainstorm sobre o que você pode fazer para resolver esses problemas antes que eles cresçam ainda mais.  Em vez de correr em direção a uma linha de chegada gigantesca, mova-se um pouco mais devagar e pensadamente. Tenha um plano e uma compreensão completa das estratégias que você usará para crescer e avançar na direção certa.

Tenho ajudado vários empresários por meio de meus atendimentos e treinamentos a conseguirem obter estes resultados.  São empresas em nas diversas fases existenciais: seja ela na infância, na adolescência ou na maturidade.  São donos de negócios que se encontram presos na parte operacional e com isso não conseguem olhar estrategicamente seus negócios, e o resultado disso?  A empresa começa a perder mercado e tudo fica uma tremenda bagunça.  Também existem aqueles que querem crescer (escalar), mas não sabem como e acabam dando um passo maior do que a perna.  Com minha ajuda é possível em ambos os casos elaborar um sistema para sua empresa funcionar sem sua presença por meio de processos e um sistema de lucro.  Para saber mais entre em contato:

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Williams Barros

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